quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CENINT - Panorama da questão racial e alternativas de combate a desigualdade sociorracial em Salvador: bate-papo com o Prof. Sílvio Humberto


A atividade Panorama da questão racial e alternativas de combate à desigualdade sociorracial em Salvador: bate-papo com o Prof. Sílvio Humberto insere-se nas estratégias curriculares para o desenvolvimento das ações socioeducativas dos Centros Interdisciplinares (CENINT), como proposta de reposição significativa das aulas não ministradas durante a greve de professores da rede pública de ensino do Estado da Bahia.

Promoção: Centros Interdisciplinares (CENINT)
Unidade parceira: Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP-BA)
Data do evento: 22 de outubro de 2012 (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Público-alvo: adolescentes, jovens e alguns adultos.
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia
Avenida Oscar Pontes, s/n, 7º andar, Água de Meninos, Salvador, BA
(junto à feira de São Joaquim, no antigo prédio da Petrobrás, na Calçada).

Observações

I. Os CENINT atendem, prioritariamente, estudantes do ensino médio da rede pública e egressos. Visitem nosso blog:

II. Algumas atividades similares recentes:
1. Percussionista Orlando Costa:
2. Professora Nádia Virgínia:
3. Cláudia Correia, na Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador:
4. Arte-educadores do MAM BA:
5. Everaldo Queiroz:

III. A síntese da proposta de reposição dos CENINT vai aqui anexada.


Olenêva
Professora dos CENINT



Considerações iniciais

Os CENINT têm como propósito o desenvolvimento de ações complementares e de apoio à educação integral e a atualização, ampliação, aprofundamento e socialização de conhecimentos e informações facilitadoras do sentir, pensar e fazer integrados para o acesso a uma melhor qualidade de educação e da vida individual e coletiva do estudante, adolescente, jovem e adulto do ensino médio da rede estadual e egressos.

O tempo ocioso vivenciado pelos estudantes, durante a greve de professores da rede pública de ensino do Estado da Bahia, desestimulou-os aos estudos, comprometendo a aprendizagem de conteúdos necessários à sua formação acadêmica, além de implicar descrédito na educação pública. 
Assumindo uma perspectiva interdisciplinar integradora e multidimensional, os CENINT buscam, com essas estratégias curriculares para a reposição significativa das aulas não ministradas, continuar oportunizando ao seu público, uma diversidade de ambientes socioeducacionais, como espaços de entrelaçamentos de saberes, linguagens, culturas, metodologias e representações voltadas para expressão do conhecimento humano, da criatividade e da sustentabilidade, constitutivos das dimensões biopsicossocial e espiritual humanas. 

Problema: falta de motivação dos estudantes para retomar estudos, com descrédito da educação. 

Objetivos:

Geral
Oportunizar ambientes socioeducacionais diversos e diferenciados a uma aprendizagem vivenciada e significativa. 

Específicos:
·       Criar estratégias para construir conhecimentos interdisciplinares e lúdicos, complementares às propostas das escolas do Complexo Educacional Jiquitaia (CEJ) e contributivas à permanência dos estudantes na escola, após a greve;
·      Abrir possibilidades à discussão em torno de questões que contribuam para a aquisição de conhecimentos necessários às provas do ENEM, vestibulares e concursos;
·      Fazer registros das atividades desenvolvidas, ao longo do processo, considerando a cultura de multimeios dos jovens e em vias de uma publicação virtual.
 

2 comentários:

  1. O CENIT, bem como o CEMOC, e todas as suas estruturas que compõem, devem ser resgatados como importantes equipamentos na revitalização do Comércio, Feira de São Joaquim e largo da Calçada. A sua função pedagógica, formação social e capacitação cidadã, devem ser instrumentos fundamentais no projeto de educação coletiva do entorno: cidade baixa, Liberdade, Subúrbio, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano e demais bairros.
    Fui criança da Liberdade e Ribeira e fico triste quando passo e vejo o quase abandono daquela estrutura.
    É chegada a hora do nosso coletivo assume esse importante núcleo da educação na cidade de Salvador.
    Prof. Dr. Everaldo Queiroz
    Aposentado UFBA

    ResponderExcluir
  2. Ficamos muito felizes com a divulgação feita por nossa Direc, especialmente por julgarmos tão importante a socialização dessas ações CENINT, que complementam o ensino regular, no sentido de educação integral.

    Everaldo, a nossas expectativas se alinham: uma formação humana, crítica e sociocultural que abra portas às oportunidades para a nossa comunidade.

    E realmente, o local onde se encontram os CENINT é privilegiado: às margens da Baía de Todos os Santos e numa área comercial tão intensa, incluindo aí a Feira de São Joaquim... E o local é também estratégico: junto à Estação ferroviária, em frente ao Plano Inclinado da Liberdade, na "boca" da Península Itapagipana e, não podemos esquecer, no meio de um grande projeto político de revitalização da área.

    E você, caro visitante, gostou das atividades CENINT? Apareça já e faça sua inscrição. Temos atividades nas áreas de arte, cultura, ciência, tecnologia e humanidades.

    No 7º andar do prédio azul (antiga Petrobrás), junto da Feira de São Joaquim, aguardamos sua visita. Com certeza, vc vai gostar!

    ResponderExcluir