Por Daniele Andrade
COLÉGIO ESTADUAL PROFª Mª ODETTE PITHON RAYNAL
PARTICIPAÇÃO:
·
Professores: Carla, Susana, Vagner, Lívia e Maria Lêda (Avaliadores);
·
Professores: todas as disciplinas (organização, apreciação);
·
Alunos: todas as séries
INTRODUÇÃO
O Dia do Halloween é uma data festejada desde antes de Cristo, quando os
celtas, por volta do século V a.C., celebravam o fim do verão no dia 31 de
outubro. Eles acreditavam que neste dia, todas as bruxas se reuniriam para uma
grande festa.
A tradição foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses e
popularizou-se no final do século XIX. Com o passar do tempo, a comemoração
transformou-se em brincadeira para as crianças e elas passaram a sair às ruas
batendo de porta em porta dizendo Tricks or Treats (travessuras ou gostosuras).
Objetivo
É Fazer com que os alunos conheçam a cultura Americana.
Complementação das aulas de inglês com o com o intuito
de promover a integração entre os alunos.
Levando ao educando o conhecimento dos seguintes mitos e lendas:
- · História do dia da s Bruxas;
- · Lobisomem;
- · Vampiro;
- · Símbolos e tradições.
Por meio de mitos e lendas, trazer também ao conhecimento do aluno a
tradição da cultura Americana como: Comida típica; Danças e crenças.
Desenvolvimento
Como Halloween é uma festividade que atrai os alunos.
Nas aulas de Inglês, deve ter seu espaço com atividades de aprendizagem
além de promover cultura geral.
Iniciamos a aula conversando sobre tradições, sobre superstições; medos
e pesadelos.
Com a pergunta “Do you believe in ghosts?” proporcionou-se um debate.
(Foi reservado um tempo para a troca de ideias.).
Questionamos quanto à expressão "nightmare". O que significa?
Como são os "nightmares" de vocês?
Verificamos que personagens podem habitar nossos "nightmares"
no vídeo a seguir.
Após, assistimos ao vídeo abaixo:
Este vídeo apresenta um capítulo do filme de Tim Burton - "The
nightmare before Christmas", nele podemos assistir a música "This is
Halloween" cantada pelos personagens do filme.
Após a turma assistir ao vídeo uma vez, foi entregue a letra para que observassem
a pronúncia:
O Estranho Mundo de Jack -
This Is Halloween
Disney
Boys and girls of every age
Wouldn't you like to see
something strange?
[siamese shadow]
Come with us and you will
see
This, our town of halloween
[pumpkin patch chorus]
This is halloween, this is
halloween
Pumpkins scream in the dead
of night
[ghosts]
This is halloween,
everybody make a scene
Trick or treat till the
neighbors gonna die of fright
It's our town, everybody
scream
In this town of halloween
[creature under the bed]
I am the one hiding under
your bed
Teeth ground sharp and eyes
glowing red
[man under the stairs]
I am the one hiding under
yours stairs
Fingers like snakes and
spiders in my hair
[corpse chorus]
This is halloween, this is
halloween
[vampires]
Halloween! halloween!
halloween! halloween!
In this town we call home
Everyone hail to the
pumpkin song
[mayor]
In this town, don't we love
it now?
Everybody's waiting for the
next surprise
[corpse chorus]
Round that corner, man
hiding in the trash cam
Something's waiting no to
pounce, and how you'll...
[harlequin demon, werewolf
& melting man]
Scream! this is halloween
Red 'n' black, slimy green
[werewolf]
Aren't you scared?
[witches]
Well, that's just fine
Say it once, say it twice
Take a chance and roll the
dice
Ride with the moon in the
dead of night
[hanging tree]
Everybody scream, everbody
scream
[hanged men]
In our town of halloween!
[clown]
I am the clown with the
tear-away face
Here in a flash and gone
without a trace
[second ghoul]
I am the "who"
when you call, "who's there?"
I am the wind blowing
through your hair
[oogie boogie shadow]
I am the shadow on the moon
at night
Filling your dreams to the
brim with fright
[corpse chorus]
This is halloween, this is
halloween
Halloween! halloween!
halloween! halloween!
Halloween! halloween!
[child corpse trio]
Tender lumplings everywhere
Life's no fun without a
good scare
[parent corpses]
That's our job, but we're
not mean
In our town of halloween
[corpse chorus]
In this town
[mayor]
Don't we love it now?
[corpse chorus]
Skeleton jack might catch
you in the back
And scre am like a banshee
Make you jump out of your
skin
This is halloween, everyone
scream
Wont' ya please make way
for a very special guy
Our man jack is king of the
pumpkin patch
Everyone hai l to the
pumpkin king
[everyone]
This is halloween, this is
halloween
Halloween! halloween!
halloween! hallow een!
[corpse child trio]
In this town we call home
Everyone hail to the
pumpkin song
[everyone]
La la-la la, halloween!
halloween! [repeat]
Letra da música disponível em http://letras.terra.com.br/disney/358436/
Atividade I
Questions:
· What do you know about
Halloween?
· What would you like to
know about it?
Apresentar indagações para pesquisa em grupo como:
- Origin of the words:
Halloween, All Hallows’ Day..
- Foods
- Halloween around the
world.
- Religious perspectives.
- Symbols.
- Habits.
Após a pesquisa os grupos organizaram textos com as informações obtidas.
Bank of words:
Criar um cartoon alusivo à data.
Atividade II
Apresentação das palavras em fichas, para estudar a pronúncia e o
significado destas:
Pumpkins / ghosts / candle
/ nose / eyes / skeletons / apples / cakes / teeth / seeds / pirates / witches
/ mouth / candy.
E produção de frases com as palavras acima.
Atividade III
1. She is usually very ugly
and she rides a broom.
2. This monster is made of
bones.
3. These are the spirits of
dead people.
4. This monster is from the
pyramids of Egypt.
5. This monster drinks
blood.
6. This animal can be
transformed into a vampire.
7. This animal makes a web.
8. You use this to make the
Jack-o-lantern.
9. When they say “Trick or
Treat!”, children want…
10. This monster comes out
when the moon is full.
Ghosts Mummy Spider candy
Vampire Bat Witch
Pumpkin Werewolf Skeleton
Pesquisa de alguns provérbios, e produção de alguns cartazes, para fixar
nas salas de aula.
Now, answer these questions about Halloween:
1.
Do you have a
Halloween costume? What is it?
2.
Do you think
ghosts really exist?
3.
Do you like
candy? What kind?
A atividade foi finalizada com a seguinte pesquisa:
De que forma, os americanos comemoram esta data.
Desfecho
·
Promoção de uma festa á fantasia na
Unidade Escolar com:
- · Ornamentação da área externa com Abóboras Monstros, bruxas, múmias e personagens horripilantes;
- · Apresentação de Danças típicas;
- · Comida típica;
- · Ornamentação da área externa com:
- · 5ª e 6ª série Abóboras.
- 7ª e 8ª Monstros, bruxas, múmias e personagens horripilantes.
Avaliação
- · A avaliação foi contínua:
- · Pela participação nas tarefas.
Culminância
Nenhum comentário:
Postar um comentário