quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Professores recebem certificado de capacitação do Gestar


Na terça-feira (04/12), 130 educadores da rede estadual da Bahia receberam, durante solenidade em Salvador, a certificação de Professores Formadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar). O evento contou a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, da diretora do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla e da coordenadora do Gestar, Daday Sales.
Com o certificado, os profissionais estão ainda mais preparados para atuar como formadores de articuladores que atuam nas escolas estaduais nas disciplinas Matemática e Língua Portuguesa. “Participamos de cursos e seminários com grandes especialistas em educação no Brasil para podermos aprimorar nossa ação na aprendizagem dos estudantes da rede”, destaca Geane Lira, professora de Português, que atua em 14 unidades de ensino na Diretoria Regional de Educação de Itapetinga (Direc 14).
Outro professor, Edilton Arandiba, que ensina Matemática, em unidades escolares da Diretoria Regional de Valença (Direc 5), ressalta a importância do programa como alicerce para a construção de uma educação de qualidade. “A atuação do programa nas escolas pode ressignificar os métodos existentes nas unidades atuais e criar um novo modelo no ensino educacional”, diz.
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) está incluído no compromisso do programa Todos pela Escola, que centraliza as diretrizes básicas da Secretaria da Educação do Estado visando à melhoria do ensino e do aprendizado dos estudantes da rede pública, a partir de cursos de formação para docentes. “Estamos empenhados em desenvolver um projeto que tenha resultados em curto prazo, e através de relatórios e do retorno das escolas percebo que estamos no caminho certo. Os professores formadores são nossos aliados na busca pelo sucesso do Gestar”, enfatizou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
A coordenadora do Gestar, Daday Sales, também ressaltou a participação dos professores. “Posso afirmar que temos uma equipe de formadores fantástica. Pude constatar que o comprometimento foi a marca deste aprendizado e que eles serão de muita importância como multiplicadores do saber nas escolas de toda rede”, disse Daday.
Programa Gestar – O Gestar se caracteriza como uma intervenção pedagógica em todas as unidades escolares voltada para melhorar o desempenho dos alunos do ensino fundamental da rede estadual, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, consideradas a base para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.
A iniciativa visa, ainda, combater o abandono escolar. Em 2011, a Bahia inovou ao organizar livros didáticos específicos para aplicação do Gestar na rede estadual, beneficiando, inicialmente, 121.240 estudantes de 276 escolas. A meta deste ano foi atender a todos os estudantes do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário