Com o objetivo de socializar e debater as
experiências do projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação), a Secretaria da
Educação do Estado da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizaram
nesta quarta-feira (12/12), no IAT, o I Seminário Em-Ação – Práticas educativas
como caminhos para o desenvolvimento de aprendizagens. O evento contou com a
presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, da
diretora-geral do IAT, Irene Cazorla, da coordenadora do projeto, Ana Paixão,
além de professores, monitores e estudantes.
“Nós desenvolvemos um
trabalho que direciona todos os nossos projetos para a escola e para os
professores. Desta forma, canalizando recursos e energia para a escola,
contribuímos para um processo de aprendizagem que respeite os nossos estudantes
e docentes. Por isso, apostamos em projetos que tenham esta finalidade. E o
EM-Ação é um deles”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
A diretora do IAT, Irene
Cazorla, ressaltou a importância da parceria com as universidades. “É
necessário reafirmar a relevância da parceria com as universidades estaduais,
que trabalharam com a formação dos nossos professores. A construção de uma
escola pública de qualidade é da responsabilidade de todos nós”, disse a
diretora.
Fortalecimento – O
Ensino Médio em Ação é um programa que visa fortalecer o ensino e a
aprendizagem dos conteúdos curriculares da base nacional comum do ensino médio.
Tem como foco o estudante, cujo direito de aprender deve ser garantido; o
professor como o mediador entre o conhecimento a ser aprendido e o estudante, e
a unidade escolar, como espaço de formação de cidadãos, na perspectiva da
educação integral.
O EM-Ação parte do
pressuposto de que é preciso criar condições para que os professores possam
trabalhar os conteúdos escolares de forma mais efetiva dentro da carga horária
disponível para a disciplina.
A ideia é que eles possam
receber formação em serviço na própria unidade escolar, com orientações que
potencializem seu fazer pedagógico; possam contar com suporte pedagógico para
seus estudantes, seja na execução do reforço escolar, ou no desenvolvimento de
atividades para além da sala de aula, incentivando o protagonismo juvenil, com
atividades que integrem práticas curriculares inovadoras, fomentando a cultura
digital, ampliando as oportunidades de aprendizagem e potencializando a escola
como ambiente de educação de cidadãos.
Para atingir esses
objetivos, o programa apresenta o caderno para o aluno, com temas transversais,
que devem complementar o livro didático, em consonância com os fundamentos da
LDB e do ENEM.
Fonte: ASCOM http://www.educacao.educadores.ba.gov.br/node/4064
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