quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Seminário debate experiências do projeto Ensino Médio em Ação



Com o objetivo de socializar e debater as experiências do projeto Ensino Médio em Ação (EM-Ação), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizaram nesta quarta-feira (12/12), no IAT, o I Seminário Em-Ação – Práticas educativas como caminhos para o desenvolvimento de aprendizagens. O evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, da diretora-geral do IAT, Irene Cazorla, da coordenadora do projeto, Ana Paixão, além de professores, monitores e estudantes.
“Nós desenvolvemos um trabalho que direciona todos os nossos projetos para a escola e para os professores. Desta forma, canalizando recursos e energia para a escola, contribuímos para um processo de aprendizagem que respeite os nossos estudantes e docentes. Por isso, apostamos em projetos que tenham esta finalidade. E o EM-Ação é um deles”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
A diretora do IAT, Irene Cazorla, ressaltou a importância da parceria com as universidades. “É necessário reafirmar a relevância da parceria com as universidades estaduais, que trabalharam com a formação dos nossos professores. A construção de uma escola pública de qualidade é da responsabilidade de todos nós”, disse a diretora.
Fortalecimento – O Ensino Médio em Ação é um programa que visa fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da base nacional comum do ensino médio. Tem como foco o estudante, cujo direito de aprender deve ser garantido; o professor como o mediador entre o conhecimento a ser aprendido e o estudante, e a unidade escolar, como espaço de formação de cidadãos, na perspectiva da educação integral.
O EM-Ação parte do pressuposto de que é preciso criar condições para que os professores possam trabalhar os conteúdos escolares de forma mais efetiva dentro da carga horária disponível para a disciplina.
A ideia é que eles possam receber formação em serviço na própria unidade escolar, com orientações que potencializem seu fazer pedagógico; possam contar com suporte pedagógico para seus estudantes, seja na execução do reforço escolar, ou no desenvolvimento de atividades para além da sala de aula, incentivando o protagonismo juvenil, com atividades que integrem práticas curriculares inovadoras, fomentando a cultura digital, ampliando as oportunidades de aprendizagem e potencializando a escola como ambiente de educação de cidadãos.
Para atingir esses objetivos, o programa apresenta o caderno para o aluno, com temas transversais, que devem complementar o livro didático, em consonância com os fundamentos da LDB e do ENEM.
 Fonte: ASCOM http://www.educacao.educadores.ba.gov.br/node/4064

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