quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Secretaria da Educação abre inscrições para o Pronatec

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até sexta-feira (14/12), inscrições para 1.023 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do EJA Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação, que farão os cursos em turno diferente ao qual estão matriculados. Neste semestre, o Pronatec beneficiará 5.673 estudantes do ensino médio com 55 cursos de formação profissional, em 63 municípios, dos 27 Territórios de Identidade.
Para se inscrever, basta procurar as Diretorias Regionais de Educação (Direc), a direção dos Centros Estaduais ou Territoriais de Educação Profissional (Ceep ou Cetep) e as escolas do ensino médio beneficiárias do programa. Há vagas para Salvador e para as seguintes cidades do interior: Amargosa, Barreiras, Brumado, Caculé, Firmino Alves, Guanambi, Itabuna, Itanhém, Ipiaú, Jequié, Maragogipe, Rio do Antônio (Distrito de Ibitiara), Ruy Barbosa, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valente, Valença e Vitória da Conquista.
O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, afirma que a oferta do Pronatec é mais uma ação estratégica do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. “São mais oportunidades que estão sendo criadas para que os jovens e trabalhadores atendam e se beneficiem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade”, afirmou.
Segundo o superintendente, com a qualificação destes jovens e trabalhadores, o Governo do Estado estará reforçando o atendimento às demandas como o Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014 e das políticas de interiorização estaduais de saúde, agricultura, trabalho, esporte e cultura, além de demandas territoriais específicas. “Além disso, com a introdução da dimensão trabalho, se avança a educação integral no ensino médio da Bahia”, acrescentou Lima.
Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria de Educação, que é, ao mesmo tempo, entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). As aulas do programa foram iniciadas em setembro. “Estas 1.023 vagas são referentes às entradas do mês de dezembro. No total, foram 5.673 novas vagas de qualificação para nossos jovens e trabalhadores. Essa é uma grande conquista para a comunidade escolar e para a sociedade baiana, pois podemos comemorar mais jovens sendo preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho”, ressalta.
>> Clique aqui para ver relação dos locais de inscrição
Para executar o Pronatec na condição de ofertante, a Bahia recebeu o segundo maior recurso entre os nove estados escolhidos pelo Ministério da Educação para a oferta do Programa. Estão sendo investidos R$ 15.894.000,00 na realização dos cursos. “Uma resposta do MEC pelo conjunto de ações que o Governo do Estado vem realizando nos últimos cinco anos ao assumir a Educação Profissoinal como uma política pública de Estado, assegurando a formação de jovens e trabalhadores como parte estratégica para o desenvolvimento da Bahia”, acrescentou Lima.
Dentre os cursos ofertados pelo Pronatec, estão: Auxiliar de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança na Construção Civil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cenotecnia, Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Laboratório de Entomologia Médica, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Combate às Endemias, Agente de Informações Turísticas, Atendente de Nutrição, Costureiro, Cuidador de Idoso, Desenhista da Construção Civil, Fruticultor, Iluminador Cênico, Produtor Cultural, Preparador de Derivados de Leite e Promotor de Vendas.
Mais sobre o Pronatec - O Pronatec foi criado no dia 26 de Outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da Educação Profissional.
 Fonte: ASCOM http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/4059

Nenhum comentário:

Postar um comentário